skip to Main Content

Diretor Geral e Diretor Presidente do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI)

Robert ”Bob” Zeigler é um fitopatologista internacionalmente respeitado com mais de 30 anos de experiência em pesquisa agrícola no mundo em desenvolvimento. Tornou-se diretor geral e diretor presidente do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) em 2005. A sede do IRRI, com mais de 1.000 cientistas e equipe de apoio, está localizada nas Filipinas, com escritórios em 15 países e atividades em mais de 25 outros. O IRRI tem como objetivo sustentar, compreender e utilizar a diversidade genética para melhorar a produtividade de arroz e os meios de subsistência dos produtores e consumidores; e também visa melhorar as práticas de produções sustentáveis, através da pesquisa, e compreender o contexto social e político nos quais operam sistemas de produção de arroz melhorados.

Trabalhou anteriormente no IRRI, entre 1992 e 1998, com fitopatologista. Durante este período liderou o Programa de Pesquisa de Arroz de Sequeiro e, então, o Programa de Pesquisa de Arroz Irrigado. Após concluir o trabalho de graduação em 1972, juntou-se ao Peace Corps e passou 2 anos como professor cientista na República Democrática do Congo, na África. Mais tarde passou a fazer parte do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) na Colômbia, como pesquisador adjunto visitante para trabalhar com as doenças da mandioca. Em 1982, iniciou um trabalho de consultoria técnica para o programa do milho da Nação Africana no Institut des Sciences Agronomiques du Burundi, com duração de 3 anos. Voltou para o CIAT e se tornou diretor do Programa do Arroz. Tornou-se professor e chefe do Departamento de Fitopatologia e diretor do Centro de Biotecnologia Vegetal na Kansas State University, nos Estados Unidos em 1999. Antes de retornar ao IRRI, foi diretor fundador do Programa de Desafio de Geração (GCP) do Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) localizado no México. O GCP apoia pesquisas em muitas instituições ao redor do mundo direcionadas à compreensão e aplicação da diversidade genética ao melhoramento das culturas.

Conquistou vários títulos na Cornell University (PhD), Oregon State University (MSc), e na University of Illinois (BSc). Concluiu programas de gestão empresarial e administração na Harvard Business School e Kellogg School of Management. Dr. Zeigler é um membro eleito da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Sociedade Americana de Fitopatologia, da Academia Indiana de Ciências Agrárias, e é membro das sociedades de honra: Sigma Xi (A Sociedade de Pesquisa Científica), e Gamma Sigma Delta (agricultura). Suas contribuições para a ciência e desenvolvimento agrícola têm sido reconhecidas por vários países e instituições Asiáticas através de prêmios e títulos de mérito.

Bob também trabalhou como porta-voz em uma ampla gama de problemas que afetam os cultivadores e consumidores de arroz ao redor do mundo e foi amplamente citado na mídia e meios de comunicação internacional. É autor e coautor de mais de 100 artigos de revistas internacionais, relatórios e artigos científicos e já foi convidado para ministrar inúmeras palestras ao redor do mundo. É casado e tem três filhos adultos.Zeigler, Roberto

Back To Top